Gênero, Decolonialidade e Direitos Humanos: Diálogos insurgentes

Autores/as

Iany Elizabeth da Costa (ed.)
Universidade Federal Fluminense image/svg+xml
https://orcid.org/0000-0002-0612-4966 (no autenticado)
Lucas Lopes Oliveira (ed.)
Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml
https://orcid.org/0000-0001-5925-7693 (no autenticado)

Palabras clave:

Direitos Humanos, Gênero, Decolonialidade

Sinopsis

O presente livro compõe-se de textos que versam em torno de temáticas como Gênero, Direitos Humanos e Decolonialidade. Frente ao avanço de estudos que questionam a colonialidade de saber e permitem reflexões mais profundas sobre a afirmação dos Direitos Humanos a partir de óticas não eurocêntricas, perceber as múltiplas dimensões dos estudos sobre epstemologias emergentes na América Latina constitui-se como um desafio importante para o pensar crítico. A partir da presente obra coletiva o leitor poderá percorrer temáticas relacionadas às políticas criminais, ao racismo, à literatura africana, às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e o combate à tortura, além da inserção das pesquisas em Direitos Humanos e decoloniais na pós-graduação stricto senso, sempre analisando-as a partir de prismas que se ligam às epstemologias emergentes do Sul Global. 

Biografía del autor/a

Iany Elizabeth da Costa, Universidade Federal Fluminense
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF (2017), possui mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (2016), é especialista em Educação Integral e Direitos Humanos pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos ? NCDH vinculado a Universidade Federal da Paraíba (2014), possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). É atualmente Bolsista Capes de Doutorado, é colunista do blog Cientistas Feministas, é mãe do Raul Gabriel, esteve de licença maternidade entre (25 de Abril de 2019 - 25 de Agosto de 2019), é membro do Grupo de Estudos de Políticas Públicas, Monitoramento, Avaliação e Práxis em Gestão Pública - UFPB, pesquisadora associada ao grupo de pesquisa Gestar - UFPB. Foi professora substituta no Departamento de Gestão Pública - CCSA/UFPB (2017-2018), foi tutora EAD no curso de aperfeiçoamento em Docência em Educação Integral pela UFPB (2015), tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Educação Étnico-Racial, Educação Integral, Protagonismo Juvenil, Educação Quilombola, Formação de Professores e Pedagogia, em Direitos Humanos, com ênfase em Políticas Publicas, Gênero e Intercessionalidade, Movimentos Sociais, Indicadores Sociais, Segurança Pública, Sociologia Rural, Desenvolvimento Sustentável, Territórios Étnicos, Gênero e Diversidade. Premiada com o Titulo de Reconhecimento Iyè Dúdú - experiência Afro-pedagógica de Educação Antirracista (2017) Bamidelê/FundoBrasilDH, e com o Prêmio Elo Cidadão - 2018 - PRAC/UFPB/CNPQ (2018)
Lucas Lopes Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Jurídicas na área de concentração Direitos Humanos e Desenvolvimento. Tem atuação na área de Direitos Humanos; Direito Penal; Direito Processual Penal; Criminologia; Direito Constitucional; Políticas Públicas; Bioética e Sociologia Jurídica, com ênfase no estudo de política de drogas, política criminal, sociologia do desvio e da violência, protagonismo juvenil, direito à saúde, educação étnico racial e educação em direitos humanos (PPGCJ/UFPB). Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/UFPB)

Referencias

Capa

Descargas

Publicado

abril 20, 2022

Categorías

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Detalles sobre esta monografía

Co-publisher’s ISBN-13 (24)

9786589284253

Cómo citar

da Costa, I. E., & Lopes Oliveira, L. . (Eds.). (2022). Gênero, Decolonialidade e Direitos Humanos: Diálogos insurgentes. Editora CLAEC. https://doi.org/10.23899/9786589284253